domingo, 13 de setembro de 2015

EU, DA ESCUTA - Sertão está virando mar na Segundona 2015


AUSÊNCIA
Aos trancos e barrancos o blogueiro segue na rotina de encontrar tempo para, cá nesse espaço, fazer as postagens. Saúde ainda fragilizada por uma anemia profunda, decorrência, ainda, da cirurgia cardíaca de fevereiro passado. Mas, parafraseando seo Messias, o patriarca, ferroviário aposentado igualmente cirurgiado cardíaco, somos aroeira, não eucalipto.

AUSÊNCIA II
Na semana passada a ausência do blogueiro era prenunciada por participação no Congresso Nacional da Intercom, no Rio de Janeiro. Viagem começou por São Paulo para cumprimento de disciplinas na USP e seguiria para o Rio na quinta, dia 3. Mas, pane geral levou ao Hospital Universitário, com retorno a Assis já na terça, dia 1.o. Nesse ínterim, além da frustração por não apresentação da pesquisa de doutorado para colegas do Brasil inteiro, dois compromissos perdidos: Corinthians x Fluminense, no Itaquerão, dia 6, e o Fla-Flu, no Maracanã, dia 6. Ambos os jogos com ingressos comprados. E a vida segue.

RESQUÍCIO
Esse período todo fora do Blog foi interrompido para o confronto Grêmio Prudente 1x1 Atlético Assisense. A sintonia, sempre, é na rádio Comercial AM. Blogueiro pegou o final do confronto, exatamente quando o Falcão do Vale, nos acréscimos, fez o gol de empate. Tempo, também, de ouvir o comentarista da emissora definir, com voz cautelosa, que o time de Assis "é muito ruim". Ok, combinado. Dois times ruins, portanto, já que o Grêmio se deu ao luxo de não vencer aquele que por ora define-se como sendo ruim.

INTERNACIONAL
Mateus Aguiar estreou no Sporting Covilhã pela Segunda Liga, de Portugal. Ele entrou aos 22 minutos finais, nesse sábado, no empate de 1x1 com o Farense, no estádio José Santos Pinto, em Covilhã, cidade que fica a Norte de Portugal, próxima a Coimbra e Porto e nos arredores da fronteira com a Espanha.. O gol do Sporting foi marcado por outro brasileiro, Flávio Paulino, aos 38 minutos iniciais. Foi justamente no lugar dele que Aguiar, lá batizado como Mateus Gurreiro, entrou. O Farense saiu na frente no placar, aos 31 minutos iniciais, ou seja, cedeu o empate aos donos da casa sete minutos depois.

INTERNACIONAL II
Mateus Aguiar soma-se a um grupo de 4 brasileiros no Sporting Covilhã, que disputa uma espécie de Série B do Campeonato Português. Também estão tentando a vida em Portugal, na mesma agremiação, Victor Massada, quarto zagueiro, e Davidson, volante. Aguiar deixou o Atlético Assisense ao final da Primeira Fase da Segundona 2015 e mantém-se como artilheiro da equipe na temporada, com 11 gols. O atacante, de 20 anos, ainda é o quarto colocado na artilharia da Segundona, atrás de Du Gaia, do Grêmio Prudente (16 gols), Hygor, do Nooeste (15 gols) e Eric, do Jabaquara (12 gols).

INTERNACIONAL III
O próximo jogo do Sporting Covilhã pela Segunda Liga será dia 30 de setembro, em casa, recebendo o Braga B. Até aqui o time de Mateus Aguiar fez cinco jogos na temporada 2015-2016. Goleou o Oriental (7x1) na estreia, depois fez 1x0 no Farense, perdeu em casa para o Chaves (0x1), voltou a perder em seus domínios, para o Sporting B, e ontem fez novo 1x1 ante ao Farense. Na Liga II, é apenas o 22.o colocado e está na zona de rebaixamento.

BOCA SUJA
Jogador do Grêmio Prudente deu uma de Gil (ex-Corinthians e ex-Cruzeiro, atualmente no Juventus, da capital paulista) e após o jogo com o Atlético Assisense lamentou o resultado, de empate, com um sonoro "put* que pariu", ao vivo. Kairo, que já passou pelo Falcão do Vale, deu entrevista logo em seguida e, mais comedido, teve bom senso e educação para dizer que o seu Grêmio Prudente, na realidade, tem sofrido gols bobos nos últimos jogos.

BOCA SUJA II
Apenas para recordar - e fundamentar a associação das circunstâncias -, Gil, quando campeão pelo Cruzeiro, anos atrás, disse a um repórter de rádio que ter a roupa inteira retirada por torcedores, na comemoração, era uma circunstância normal. E completou com uma frase que tornou-se hit nas redes sociais: "em festa assim vale tudo, só não vale dar o c*". O repórter mineiro, indignado, lamentou que o desaforo tenha sido proferido em uma emissora de rádio católica, como se palavrão coubesse em ideologia religiosa.

TJD
Reforço para a Segunda Fase, Sérgio Lisboa poderá desfalcar o Atlético Assisense por mais de uma partida. Será julgado nessa segunda, no TJD da Federação Paulista de Futebol. A análise de seu caso foi adiada, pelo Tribunal. Expulso ante ao São Carlos, em lance considerado bobo, pode pegar dois jogos de suspensão. Um já foi cumprido. Enquadramento no Art. 254-A, parágrafo 1.o do CBJD.

VAZIO
O Olímpia parece expirar desconfiança de e em sua torcida. Nesse domingo o estádio Maria Thereza Breda recebeu 543 pagantes para a derrota (1x0) ante ao Taboão da Serra. Renda de R$ 7.655,00 em Olímpia, segundo a rádio Sinal 2.

SEM TETO
O Taboão da Serra pode ter um fator prejudicial na sua arrancada rumo à classificação, após a surpreendente vitória em Olímpia nesse domingo (1x0). É que o time tem, ainda, um jogo a cumprir, dentro da punição imposta pelo TJD, no final da Primeira Fase. Se contra o Atlético Assisense o Taboão mandou jogo em Santos, contra o Grêmio Prudente, sábado que vem, o confronto será igualmente no estádio Ulrico Mursa, casa da eliminada Portuguesa Santista.

REALIDADE PARALELA
O desempenho do Osvaldo Cruz nos torneios de categorias de base organizados pela FPF em nada condiz à vergonhosa disputa da Segundona 2015. No torneio Sub-15, por exemplo, o Azulão foi um dos 4 classificados na Primeira Fase, com 15 pontos, ficando à frente de Atlético Assisense e Vocem, eliminados. Aquele Grupo 1 teve Grêmio Prudente, Penapolense, Marília e Osvaldo Cruz classificados.

REALIDADE PARALELA II
Na Segunda Fase o Osvaldo Cruz quase classificou-se. Azulão somou 6 pontos e ficou a 1 ponto do Primavera, segundo colocado, no Grupo 16 do Sub-15. Naquela chave o líder foi o Santos, que somou 18 pontos em 6 jogos, ou seja, venceu todos os confrontos.

LUZ BAIXA
Desde a Primeira Fase, no confronto contra o Guarulhos, que a equipe da STI Esportes (grupo de comunicação que transmite jogos de clubes do ABC Paulista) reclama da falha no sistema de iluminação do estádio Baetão, casa do São Bernardo. Nessa sexta-feira essa situação, precária, foi parar na súmula do árbitro Rodrigo Gomes Paes Domingues, que contou quantas lâmpadas estavam queimadas: 29. O jogo São Bernardo 1x1 Fernandópolis teve início às 20 horas.

MENOS É MAIS
Mesmo na Segunda Fase da Segundona começam a aparecer escalações de equipes com número reduzido de jogadores, tipo de problema que assolou muitas das agremiações que disputaram a Primeira Fase. Nesse sábado o Lemense foi a Bauru com 16 jogadores listados, ou seja, um goleiro e quatro opções de linha no banco de reservas do técnico Marcos Lopes Mendonça. O adversário, Noroeste, tinha duas opções a mais de banco de reservas.

LIMPO
Noroeste 4x1 Lemense foi um jogo em que, além de cinco gols, o futebol apresentado contemplou os apreciadores desse esporte com 62 minutos de bola rolando. Melhor que isso, somente 20 faltas foram registradas, 5 delas cometidas pelo Noroeste.

LESMA
Vinte e quatro horas depois de encerrado o jogo Grêmio Prudente 1x1 Atlético Assisense a súmula da partida ainda não está disponibilizada no site da Federação Paulista de Futebol. Mesmo os jogos realizados nesse domingo já têm as súmulas lançadas. Existisse, ainda, a linha de trem Presidente Epitácio-Júlio Prestes e diria-se que a súmula estaria em uma das composições.

ROSA
A técnica Nilmara Alves Pinto obteve, nesse domingo, um dos maiores feitos em sua trajetória no comando da comissão técnica do Manthiqueira. Calou o estádio Sócrates Stamato, em Bebedouro, na vitória por 1x0 sobre a Inter. Melhor que isso, recolocou seu time na briga por vaga no G-2, dois pontos atrás do vice-líder Fernandópolis.

FORA DO AR
O estádio Maria Tereza Breda, em Olímpia, voltou a ser assunto em súmula. Dessa vez, por não ter sinal de internet no vestiário. Quem relata é Júnior César Lossávaro, árbitro do jogo Olímpia 0x1 Taboão. Segundo ele, a comunicação de penalidades do confronto foi registrada manualmente.

PUXÃO DE ORELHAS
Raro e exceto leitor da Grande São Paulo ironizou, nas redes sociais, o blogueiro. Em legítimo espírito esportivo, perguntou se os jogos do Jabaquara não seriam, mais, realizados no estádio Espanha, "no bairro paulistano". A ironia, para quem não sabe, é que o Jabaquara é apenas homônimo do bairro da cidade de São Paulo. O Jabuca, como é conhecido na Baixada Santista, está prestes a completar 100 anos, em 2017, relação histórica dada ao Hespanha Foot Ball Club, seu primeiro nome. Claro, a bronha foi comida pelo blogueiro, em postagem cá, nesse espaço do "Eu, da escuta", na Primeira Fase.

ATUALIZAÇÃO
No decorrer da semana o Blog irá atualizar dois rankings: o das bilheterias e o da Classificação Geral. É em um desses parâmetros que se confirma que o Grêmio Prudente está, sim, com o projeto de acesso à Série A-3 ameaçado.

 NOTA  DEZ 
Para a técnica Nilmara Alves Piinto, do Manthiqueira, que recolocou o time na disputa por vaga no G-2. Uma mulher colocando muito marmanjo brucutu no bolso.

NOTA  ZERO
Àqueles que, eliminados pela bola, dentro do campo, agora reviram a lama atrás de pedras para atacar quem teve méritos por continuar na disputa.

Nenhum comentário :