segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Eu sei quem você é


25 Fevereiro 2013


Cláudio Messias*

Genericamente falando, a audiência é única. Coletiva, porém única. Portanto, escrever aqui, neste espaço, é direcionado a você, raro e exceto leitor. E você, até que me provem o contrário, é único, pertence à segunda pessoa do singular, e não do plural. Vários iguais a você não existem e não existe, assim me provam a biologia, a física e até o espiritismo. Por mais que você já tenha existido em outra vida e na próxima encarnação seja um camelo do deserto, será, sempre, uma pessoa, ou um ser, só em cada uma das vidas.

Escrevo, neste Blog, conforme a demanda. Algumas postagens chegam a ser replicadas no Facebook, enfim, nas redes sociais. Sim, é um sinal. Uma peça do quebra-cabeça e um passo no caminho chamado desafio de compreensão sobre o que se espera de um blog. É essa observação, em fase de teste, que venho fazendo há exatamente dois meses. Esperei, pois, chegar 25 de fevereiro para trazer esses números a você, raro e exceto leitor. São números que permitem-me entender um pouco mais sobre quem é você.

O Google Analytics é um serviço que atende sites diversos. Minuto a minuto, nos dá uma noção sobre a audiência. É observando as minúcias desse serviço que ora me espanto, ora me assusto, ora fico com os poucos cabelos arrepiados com o poder de controle que o Google detém sobre cada conteúdo online. Você, neste momento, nem se dá conta de que o serviço sabe qual navegador utiliza, seu sistema operacional, a configuração de seu computador, se sua internet é banda larga ou discada e... um sem-número de outras coisas. Tendo isso como parâmetro, preciso ser convencido do contrário, mas acho que o Google sabe quantas vezes você retira meleca do nariz e faz dela bolinha enquanto navega em futilidades como este Blog.

Há exatos dois meses enviei minha derradeira postagem ao site Assiscity, da jornalista Bruna Fernandes. A publicação somente parcial do conteúdo enviado fez-me interromper a parceria de mais de um ano. E desde então troquei a condição de colunista pela de blogueiro. Como enunciado aqui ao lado esquerdo, criei este Blog em 2007, estimulado por meu amigo André Thieful, a quem um dia conheci como Estêvão André Thieful Cruz, um magrelo legal da conta e que cuja amizade se estende há... 30 anos!!!!! A intenção, inicialmente, era publicar minha coluna no Jornal da Segunda Online, de meu outro amigo Reinaldo Nunes, mas, aparentemente, a reativação de sua vida política de edil o impede de fazer as transformações que diz necessárias no JSOL para receber esse tipo de conteúdo e, assim, minha produção tem ficado somente no Blog.

Quando reativei o Blog, na primeira semana de janeiro, republiquei – no sentido de publicar novamente – todos os textos postados no Assiscity. E um mês atrás comecei a postar novos conteúdos. De 45 acessos que contava na data da reativação, ontem cheguei às 7.777 visitas. Neste momento, são 7.816 acessos, que divididos pelos 60 dias de retomada do projeto mostram uma média de 260 acessos/dia. E se você leu, dias atrás, que minha preocupação, em alusão à metodologia científica, é qualitativa e não quantitativa, não entenda essa minha análise como focada somente na quantidade de acessos. Leio os números, agora, para entender o fenômeno por trás dessa audiência. Uma análise, pois, qualiquantitativa.

Segundo o Google Analytics, eu tenho 3.680 pessoas que visitam frequentemente o Blog. Dessas 89,9% advêm do Brasil. Em língua inglesa, britânica, são 5,27%, enquanto em inglês norte-americano são 4,65%. De Portugal, 0,16%. E da Alemanha, 0,02%. A cada cem acessos, 84 correspondem a internautas que visitam o Blog pela primeira vez. São pessoas que ficam, em média, dois minutos lendo os conteúdos postados e que abrem pelo menos duas páginas a cada visita. Do universo de pessoas que têm o Blog na seção “favoritos” do navegador, 80,86% não retomam o acesso utilizando esse tipo de caminho, ao que o Google denomina como rejeição.

O Facebook continua sendo a maior plataforma de difusão dos conteúdos do Blog. Foram feitas 1.609 visitas a partir dessa rede social, totalizando 1.453 visualizações de páginas. O próprio Blogger, do Google, expandiu a divulgação revertendo em 14 visitas e 50 visualizações de página. O Twitter trouxe uma visita e uma visualização (confira, no quadro abaixo, o ranking dos 10 links mais acessados do Blog nesses 60 dias).

O navegador mais utilizado para acesso ao Blog é o Chrome, seguido pelo Internet Explorer e pelo Safari. O Mozila Firefox fica à frente somente do Android Browser enquanto navegador empregado pelos visitantes.




Os Dez conteúdos mais acessados do Blog do Messias
1.
2.
3.
4.
5.
6.
7.
8.
9.
10.
Fonte: Google Analytics

Nenhum comentário :