domingo, 16 de agosto de 2015

FIM DE JOGO - Atlético Assisense vence América e garante vaga no Grupo 5, o menos complicado

Cláudio Messias*

O jogo foi feio, bem característico da Segunda Divisão, o fundo do poço do futebol paulista. Na definição da rádio Interativa FM, de São José do Rio Preto, foi um verdadeiro teatro de horrores. Porém, valeu, ao menos, a garantia da terceira colocação do Grupo 1. América 0x1 Atlético Assisense encerrou a Primeira Fase da Segundona 2015 e deu ao Falcão do Vale a confirmação de presença no Grupo 5, na próxima fase, considerado menos complicado.

No primeiro tempo o América pressionou mais. Com defesas milagrosas do goleiro reserva Alef, do Atlético Assisense, e uma bola no travessão, os visitantes se seguraram como puderam. O que prevaleceu, contudo, foi a estrutura completa que envolvia as duas agremiações. De um lado, um mandante América que não tinha água sequer para fazer café, logo pela manhã, para os jogadores. De outro, um visitante Atlético Assisense que saiu de Assis às 5 horas da manhã desse mesmo domingo, fazendo a gestão das contas, das finanças, de maneira a não passar apertos. Prevaleceu, dentro de campo, o clube mais organizado. Leonardo fez o gol da vitória aos 44 minutos finais.

A situação caótica do América gerou situações definidas pela Interativa FM como vergonhosas. Por exemplo, no segundo tempo o árbitro determinou parada técnica aos 24 minutos, para reidratação dos jogadores. Do lado do Atlético Assisense, água mineral para os atletas. Já os jogadores do América se reidratavam com água da torneira à margem do gramado, fornecida pelos gandulas. Ao final do jogo constatou-se não haver água seque nos chuveiros dos vestiários, devido a corte no fornecimento por atraso no pagamento. Estádio Teixeirão, que já recebeu até jogo da Seleção Brasileira, com água cortada.

E como a vida segue, o Atlético Assisense, agora, retorna a Assis para, já amanhã, estar na sede da Federação Paulista de Futebol, em São Paulo, para o conselho técnico que definirá a tabela de disputa da Segunda Fase. Falcão do Vale estará no Grupo 5, ao lado de Olímpia, Grêmio Prudente, São Carlos e Taboão da Serra. A primeira rodada começa já no próximo domingo, conforme definição de cronograma a ser decidida nessa segunda-feira.

A expectativa do técnico Carlos Alberto Seixas, em entrevista à Interativa FM, de Rio Preto, é pelo retorno de 7 jogadores não listados hoje, na vitória sobre o América (o treinador contou com somente 1 atleta de opção no banco de reservas). Seixas não revela nomes, mas é sabido que a diretoria do Falcão do Vale aproveita a viagem a São Paulo, nessa segunda, para formalizar a contratação de reforços permitidos pelo Regulamento.

Na Segunda Fase a Segundona 2015 fica dividida em dois grupos com 6 clubes cada. Dois de cada chave garantem vaga na Série A-3 do ano que vem. Os dois primeiros colocados decidem o título do torneio.

Resultados - Pelo Grupo 1, assim como nos demais 13 jogos realizados nessa manhã de domingo, em mesmo horário, as redes balançaram em todos os confrontos. Destaques para as goleadas de Grêmio Prudente e Mauaense, que aplicaram as duas maiores goleadas do campeonato, sobre, respectivamente, Osvaldo Cruz (10x0) e ECUS (14x2).

Quem teve mais dificuldade no Grupo 1 foi o Noroeste, que recebeu o eliminado e batedor Tanabi e não encontrou facilidades para fazer 3x2, no estádio Alfredo de Castilho, em Bauru. 

E no jogo mais importante da chave, realizado no estádio Tonicão, em Assis, o Vocem fez o mais difícil e mesmo podendo empatar para garantir vaga na Segunda Fase, perdeu para o Fernandópolis por 1x0. O visitante somou 32 pontos e ficou com a quarta colocação da chave. Irá enfrentar, na Segunda Fase, Noroeste, São Bernardo, Inter de Bebedouro, Lemense e Manthiqueira.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :