quinta-feira, 13 de agosto de 2015

ARBITRAGEM - América x Atlético Assisense terá árbitro Categoria 2

Cláudio Messias*

A décima oitava rodada da Segundona 2015, encerrando a Primeira Fase, terá jogos realizados nos mesmos dia e horário: domingo, às 10 horas. Somente um confronto foi antecipado e já realizado: Bandeirante 1x1 José Bonifácio. Ambas as equipes não tinham condições matemáticas de classificação desde a segunda metade do returno e se enfrentaram em Birigui, na quinta-feira da semana passada.

Quem também cumpre tabela nessa última rodada é o América, de Rio Preto. Recebe, no estádio Teixeirão, o já classificado Atlético Assisense, que decide, apenas, se avança para a Segunda Fase na terceira ou na quarta colocação. Caso o Falcão do Vale vença, continua em terceiro. Caso empate ou perca, dependerá do resultado de outro confronto, em Assis, entre Vocem x Fernandópolis, para sustentar essa posição.

O sorteio de árbitros escalados para a décima oitava rodada aconteceu atipicamente nessa quinta-feira (como, nas demais rodadas, houve jogos às sextas-feiras e o Regulamento estabelece que os clubes saibam sobre a composição da arbitragem com 48 horas de antecedência, os sorteios aconteceram, na maioria das vezes, às quartas-feiras). O blogueiro está em São Paulo, cumprindo créditos de doutorado na USP, e chegou a agendar comparecimento ao sorteio de árbitros. Mas, a Ouvidoria da Federação Paulista de Futebol informou que a data do sorteio estava definida para essa quinta-feira, e compromissos com o doutorado nessa data impediram que o acompanhamento do processo todo, de definição das escalas completas de arbitragem, ocorresse. Ficará, pois, para uma próxima oportunidade, na Segunda Fase.

Voltando ao que interessa, o jogo em São José do Rio Preto terá, de acordo com o sorteio dessa tarde de quinta-feira, o comando de mediação de Filipe Buglia Cordeiro, de 32 anos, formado em 207. Professor, ele vem de 15 escalas em 2015, duas delas pela Segundona. Fez três participações na Copinha São Paulo, duas na Série A-3 e três na Série A-2. No ranking de arbitragem da Federação Filipe é Categoria 2. Além dele, era opção no sorteio de hoje o árbitro Rodrigo Pires de Oliveira, Categoria 1.

O árbitro assistente 1 para América x Atlético Assisense será Márcio Dias dos Santos, funcionário público de 35 anos de idade e formado desde 2009. Ele traz no currículo 28 escalas em 2015, sendo seis delas pela Segundona e, inclusive, atuações em quatro confrontos válidos pelo Grupo 1: Grêmio Prudente 2x1 Tanabi, dia 25 de abril; Osvaldo Cruz 1x1 Vocem, dia 28 de junho; Bandeirante 1x1 Vocem, dia 17 de julho, e Bandeirante 1x1 José Bonifácio, na quinta-feira da semana passada. Como destaque, tem 5 escalas na Série A-1 do Campeonato Paulista.

Outro árbitro assistente escalado para essa manhã de domingo no estádio Teixeirão é Wellington Bragantin Caetano, de 30 anos, formado desde 2007. Será sua 34.a escala do ano, vindo de duas atuações na Segundona, também pelo Grupo 1: Tanabi 4x0 Osvaldo Cruz, dia 5 de julho, e Fernandópolis 2x0 América, sexta-feira da semana passada. Wellington ainda foi escalado 5 vezes para a Copinha São Paulo, três pela Série A-2 e três pela Série A-3.

O quarto árbitro será Rosinel Alexandre de Campos, Categoria 3.

Vocem - O confronto mais esperado dessa Primeira Fase acontece em Assis, no estádio Tonicão. Vocem x Fernandópolis será mediado por Rodrigo Guarizo Ferreira do Amaral, de 38 anos. Experiente, ele vem de escalas em jogos da Série A do Brasileirão, como Corinthians 2x0 Atlético Paranaense, na Arena Corinthians, dia 9 de julho, além de Palmeiras 3x0 Avaí, na Allianz Arena, dia 8 de julho, sempre como quarto árbitro.

Rodrigo Guarizo é árbitro Categoria Especial no ranking da Federação. Ele irá a Assis auxiliado por Bruno Salgado Rizo, de 27 anos, e Luis Alexandre Nilsen. Marcelo Aparecido da Silva será o quarto árbitro.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Nenhum comentário :