domingo, 6 de abril de 2014

O dia de decidir entre torcer para Treze ou Campinense

Claudio Messias*

Cheguei, de mala e cuia, a Campina Grande, a segunda principal cidade da Paraíba, na quarta-feira passada. Entre regularizar minha documentação, na universidade federal, e procurar um apartamento para alugar, vivenciei o clima de dias que antecedem o maior clássico do futebol paraibano. Dividido, pois, entre os amigos que tentaram convencer-me a torcer por Treze e/ou Campinense. Decidi, então, ir ver o derby e sair do estadio Presidente Vargas, casa do Treze, torcendo por aquela agremiação que vencer o jogo. Se der empate, torcerei para o Campinense, que é visitante e jogará sem apoio de torcida, uma vez que o Ministério Público da Paraíba determinou confronto com presença de uma representação.

Fui, ontem, ao centro, na loja oficial do Treze, o Galo da Paraíba, para garantir meu ingresso. Mas, fui informado de que a prioridade primeira é de atender com lugares os sócios-torcedores. E achei interessante, pois também fiquei sabendo, através de diretores do clube, que 60% da receita advém justamente da participação dos sócios. As empresas apoiam e patrocinam, sim, mas é da intervenção do torcedor que sai a força do clube. Deixei, pois, meu ingresso reservado, para retirar nesse domingo. E quando lá, na loja, cheguei, meu bilhete estava reservado e garantido. Sem filas, sem atropelos e com brindes (posters e revista oficial do Treze). Gostei.

Em frente à loja do Treze deparei com um vendedor de camisas dos dois clubes, quais sejam, Treze e Campinense. Cena típica de dia que tem jogo importante em qualquer cidade do país. Questionei se eram camisa oficiais, pois o material era muito bom. O vendedor disse que sim, com ares de "la garantía soy yo". Não foi dessa que comprei a minha, pois, repito, esperarei o desfecho do clássico de logo mais à tarde (na realidade, começo de noite, pois aqui o sol põe por volta de 17h00).

Atualmente, o Campinense é o líder do Paraibano 2014, com 11 pontos. O Treze tem 9 pontos e ocupa a terceira colocação. A agremiação trezeana não se classificaria para as semi-finais, hoje, pois o vice-líder é o Sousa, que soma 10 pontos.

O clube de maior exposição do futebol paraibano na atualidade é o Botafogo, de João Pessoa. É só quarto colocado no Campeonato Paraibano, mas prioriza a disputa da Copa do Brasil, competição pela qual fez 2 a 0 sobre o Goiás, na quarta-feira passada, podendo perder por até 1 gol de diferença na jogo de volta, no Serra Dourada, em Goiânia. Botafogo é uma das provas de que onde tem dinheiro investido, a boa campanha é apenas uma consequência.

No final da noite posto cá, no Blog, minha decisão por aquele que depois do Corinthians será meu time na Paraíba. Como não fico em cima do muro, arrisco palpite. Pelo bom momento, acho que dá Campinense, com vitória ou empate (igualdade no placar favorece o visitante, no meu entender).

Foto - Blog do Messias
Bandinha animava, ontem, as proximidades da loja do 
Treze, promovendo a venda de ingressos as sócios-torcedores


Foto - Blog do Messias
Camisas de Treze e Campinense à venda em frente 
à loja oficial do Galo, agora pela manhã


Foto - Blog do Messias
Ingresso que busquei há pouco, garantindo lugar 
no primeiro clássico do ano na Paraíba



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.


Um comentário :

Anônimo disse...

Que fique por aí e NUNCA mais volte para Assis ! Só dizendo que seu assisense já SUJOU o nome de assis, não tinha goleiro reserva e nem camisa pra trocar em prudente. QUE amadorzão....