sexta-feira, 11 de abril de 2014

SEGUNDONA - Rádio Assiscity já faz testes direto de Birigui

Cláudio Messias*

A competente jornalista Bruna Fernandes avança gradativamente na condição de eficiente gestora de comunicação e nessa sexta-feira faz aquele que pode ser o teste definitivo de seu novo empreendimento: a Rádio Assiscity Online transmitindo, pioneiramente, um jogo de futebol fora da cidade de Assis e da macrorregião abrangida pela Rede City, mantenedora do site homônimo.

Bruna e equipe já haviam feito a primeira experiência domingo passado, cobrindo o jogo Vocem 2x1 Presidente Prudente, na abertura da temporada 2014 da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Hoje, o desafio é fazer chegar a Assis a única transmissão ao vivo do confronto Bandeirante x Vocem, um dos clássicos de maior rivalidade das divisões inferiores do futebol paulista. A partida começa às 20h30, no igualmente histórico estádio municipal "Pedro Marin Berbel", que tantas lembranças traz aos torcedores do Vocem de todos os tempos e gerações.

Técnicos e profissionais de jornalismo esportivo da Rádio Assiscity encontram-se em Birigui desde o final da tarde dessa sexta-feira. A emissora, que encontra-se no ar experimentalmente desde o meio da semana, veicula, nos intervalos entre músicas, chamadas para o jogo de logo mais às 20h30, com narração de Augusto César e reportagens/comentários de Carlos Perandré.

Minutos atrás, Bruna Fernandes enviou-me, via redes sociais, foto feita diretamente da cabine de imprensa do estádio Pedrão, em Birigui. Instalações ainda vazias, cenário que tende a mudar nas próximas três horas, uma vez que Bandeirante x Birigui sempre foi clássico de arquibancadas lotadas e, principalmente nos anos 1980, confusão tanto entre as torcidas como entre os jogadores.

Em campo, um eventual vencedor do clássico seguirá com tranquilidade pelo primeiro turno da Primeira Fase da Segundona. Isso porque Vocem e Bandeirante estrearam com vitória pelo mesmo placar (2x1). Vantagem, contudo, do time de Birigui, que derrotou o Osvaldo Cruz como visitante e está embalado para estrear diante de sua torcida.

Todos os ingredientes favorecem para que a Rádio Assiscity entre, definitivamente, para a história da imprensa regional de Assis, uma vez que é a primeira mídia online a fazer a cobertura integral dentro e fora de Assis. É a comprovação de que enquanto os grupos tradicionais de comunicação guardam receio sobre a força da internet enquanto produto midiático de penetração, os jovens talentos, tidos como nativos digitais nas discussões relacionadas a comunicação, fazem desse novo território o mais promissor dos canais que aliam audiência e faturamento.

Foto: Bruna Fernandes/Assiscity.com
Imagem feita minutos atrás por Bruna Fernandes, nas cabines de 
imprensa do estádio Pedro Marin Berbel, em Birigui, 
onde logo mais às 20h30 se enfrentam Bandeirante x Vocem

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :