segunda-feira, 28 de abril de 2014

Média de público cai na 4ª rodada da Segundona

Cláudio Messias*

Os clubes mandantes não conseguiram manter a tendência de crescimento de público que paga ingressos para ir a estádios onde são realizados jogos válidos pela Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2014. A quarta rodada, realizada de sexta-feira a ontem, domingo, registrou queda na média geral de público se comparada às demais realizadas anteriormente.

Em 18 jogos realizados eu computei o público pagante de 17 confrontos. O clássico de Mogi entre União x Atlético (2x1) não teve o boletim financeiro lançado no sistema online da Federação Paulista de Futebol. Como o mandante era o União e aquele clube colocou 163 pagantes na primeira rodada, a tendência é que quando o balanço final dessa partida for lançado pouca coisa mudará na média geral.

A Portuguesa Santista ficou com o posto de clube que mais pagantes levou ao estádio nessa quarta rodada. Com os 844 ingressos vendidos no empate de 1x1 com o Jabaquara o clube da baixada totaliza 1.744 pagantes nos dois jogos em que figurou como mandante. Já o Diadema foi derrotado pelo Mauaense (0x1) em uma situação paradoxal. O clube de pior público no campeonato levou 25 pagantes para ver um adversário que até aqui soma 7.227 ingressos vendidos como mandante, recorde absoluto do torneio.

O Atlético Assisense foi o segundo clube que mais levou pagantes a estádio na quarta rodada. Os 574 ingressos vendidos no Tonicão para a derrota frente ao Bandeirante (0x2) só se aproximaram do público que o Pirassununguense levou na vitória por 2x0 sobre o Lemense. Lá, em Pirassununga, foram vendidos 469 ingressos. 

Na média, o Atlético Assisense soma mais público acumulado do que o todo poderoso Grêmio Prudente, que levou 366 a pagarem ingresso, sábado, para ver a vitória sobre o Vocem. No geral, o Falcão do Vale tem público de 997 pagantes, ante 843 do Grêmio. Ambas as agremiações mandaram dois jogos nesse primeiro turno. Ficam atrás, contudo, do Bandeirante, que em um só jogo levou 1.100 pagantes ao estádio na segunda rodada.

No ranking geral da Segundona o Mauaense segue com sobra, como já ressaltado, na média de público somado em casa. O Vocem, favorecido pelo público do derby com o Atlético Assisense, é o segundo melhor mandante em público, totalizando 3.325 bilhetes vendidos. A Portuguesa Santista e o Presidente Prudente vêm em seguida, com, respectivamente, 1.724 e 1.470 pagantes em seus mandos.

No geral, o Atlético Assisense, que tinha a 15ª melhor bilheteria do torneio, agora subiu para a 7ª. A pior bilheteria é justamente do clube com maior número de jogos mandados, ou seja, o Diadema, que totaliza 98 pagantes. Nos casos isolados, o último colocado é o Taquaritinga, quem mandou um só jogo e colocou 11 torcedores pagantes no estádio. O Jacareí, com estádio interditado para receber público, obviamente tem bilheteria zerada.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

2 comentários :

Unknown disse...

Belo trabalho estatístico, parabéns

Unknown disse...

Belo trabalho estatístico, parabéns