quarta-feira, 16 de abril de 2014

Definida arbitragem do derby Vocem x Atlético Assisense

Cláudio Messias*

A Federação Paulista de Futebol realizou na tarde dessa quarta-feira o sorteio que definiu a escala de arbitragem para a terceira rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 2014. O derby Vocem x Atlético Assisense, que acontece domingo, às 10 horas, no estádio Tonicão, terá mediação de Raphael dos Santos Alves, auxiliado por Marlon Spínola e Thales José Pinheiro. O quarto árbitro será Luiz Plínio Rezende Júnior.

Com formação em arbitragem e assistente de arbitragem desde 2000, Raphael dos Santos Alves tem um histórico de aspirante. Nos últimos 12 meses não atuou em jogos da elite, nem do futebol paulista nem das competições organizadas pela CBF. Sua última atuação ocorreu no dia 5 de abril, no confronto Taubaté 1x0 São Carlos, pela Série A-3. Professor de educação física, ele tem 36 anos de idade.

O currículo de Raphael no site da Federação Paulista de Futebol traz uma informação desencontrada. Ele teria apitado o confronto da histórica virada do Atlético Assisense sobre o Taboão da Serra, na tarde de quarta-feira de 14 de agosto do ano passado. O placar foi de 2x1 para o clube de Assis, que na ocasião garantiu vaga na quarta fase e eliminou o Taboão, que havia iniciado a fase como favorito do grupo. Nos meus arquivos, contudo, consta que o árbitro principal daquele confronto foi Eleandro Pedro da Silva.

Marlon Spínola, por coincidência auxiliar escalado para atuar no derby desse próximo domingo, atuou como auxiliar 1 naquele Atlético Assisense 2x1 Taboão. Marlon, na ocasião, foi criticado pelos visitantes por ter visto agressão do jogador Anderson, do Taboão, contra Kairo, do time de Assis. O auxiliar comunicou, na ocasião, o árbitro Eleandro Pedro da Silva, que expulsou o jogador visitante.

Beleza - O destaque da escala de arbitragem da terceira rodada da Segundona fica para o jogo Tanabi x Barretos, que ocorrerá no estádio Breno Ribeiro do Val, em Tanabi. Lá, a mediação será feita por Katiucia da Mota Lima, que aos 33 anos é considerada uma das promessas da arbitragem feminina do país. Ela vem, nesse ano, de atuação no confronto Santos 1x0 XV Piracicaba, dia 18 de janeiro, no estádio da Vila Belmiro, em Santos.

Foto: Globoesporte.com
Raphael dos Santos Alves 'apitará' o derby do Tonicão nesse domingo


Foto: Arquivo/Blog do Messias
Foto feita em 14 de agosto de 2013 tem Marlon Spínola 
como auxiliar em Assisense 2x1 Taboão



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.



Nenhum comentário :