quinta-feira, 17 de abril de 2014

Estádio Tonicão terá separação e isolamento de torcidas no derby

Cláudio Messias*

A Polícia Militar providenciará um sistema de segurança jamais visto na cidade de Assis para o derby desse Domingo de Páscoa entre Vocem x Atlético Assisense, válido pela terceira rodada da Segunda Divisão do Campeonato Paulista 2014. As torcidas das duas agremiações serão isoladas, de maneira que o acesso de uma ao estádio Tonicão jamais tenha contato com o da outra. O objetivo é garantir a segurança do evento e legitimar o espetáculo em sua plenitude, ou seja, que haja disputa somente dentro de campo, na prática do futebol.

A exemplo do que procede em jogos entre clubes rivais como Corinthians e Palmeiras, clássico por diversas vezes realizado na vizinha cidade de Presidente Prudente, a Polícia Militar procederá o total isolamento das torcidas de Vocem e Atlético Assisense. Algo semelhante ao que já foi feito no ano passado, quando da partida Atlético Assisense 0x0 Água Santa, no dia 9 de outubro, confronto válido pela 27ª rodada da Segundona, na quarta e penúltima fase. Na ocasião, ônibus trouxeram torcedores da torcida do visitante e, assim, policiais militares fizeram o monitoramento do grupo desde a chegada à cidade, permanecendo assim durante o jogo e, enfim, na saída da comitiva da cidade de Assis.

Nesse domingo o mando de jogo é do Vocem. Os ingressos colocados à venda durante a semana não situam um setor ou outro do Tonicão. Assim, a orientação é para que a torcida do Atlético Assisense acomodo-se no setor direito do estádio, ou seja, onde, no ano passado, ficou a torcida do Água Santa. Não será permitido que torcedores vestindo uniformes alusivos ao Atlético Assisense adentrem o setor de arquibancadas do Vocem, assim como torcedores do Vocem não poderão adentrar ao recinto reservado à torcida do clube adversário. A própria portaria de venda e recolhimento de ingressos da torcida do Assisense será provisoriamente instalada no portão principal de acesso, pela lateral do estádio. Assim, evita-se contato entre as duas torcidas no setor de bilheteria, que venderá somente bilhetes para a torcida do Vocem, acomodada no setor de cabines de imprensa.

A Polícia Militar decidirá qual dos dois setores de arquibancada será liberado primeiro, após o final do jogo. A estratégia repete o que é feito nos clássicos envolvendo clubes da capital e dos grandes centros do interior paulista. Assim, somente depois, por exemplo, que todos os torcedores do Vocem se retirarem da zona de segurança estabelecida pela Polícia Militar é que os torcedores do Atlético Assisense receberiam autorização para sair do Tonicão. Ainda assim, operações bloqueio montadas em pontos estratégicos da cidade farão o monitoramento dos grupos de ambas as torcidas, de maneira a evitar possíveis confrontos.

No ano passado, quando do jogo Atlético Assisense 0x0 Água Santa, alguns torcedores de Assis invadiram a área reservada ao visitante, mediante acesso por um dos portões que interligam as arquibancadas. Essa falha de segurança foi corrigida agora, de maneira que a Polícia Militar, no domingo, tenha controle total sobre todos os possíveis pontos que interligariam os dois setores de arquibancadas. Policiais postados nas áreas de limitação também impedirão qualquer possibilidade de provocação ou mesmo diálogo entre as alas.

Imagem: Google Map

O estádio Tonicão ficou dividido em dois setores 
para acomodar, de forma isolada, as torcidas que forem ao derby desse domingo



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

5 comentários :

Anônimo disse...

Isso só pode ser piada sabendo-se que a torcida do assisense se resume no máximo 10 torcedores, (todos parentes ou namoradas dos jogadores). É perda de tempo. Como vc mesmo diz, essa sucupira do vale é uma satira mesmo. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

Anônimo disse...

a nossa torcida pode ser pequena mas vamos ver quem sera melhor agora fica xiu ai fmz

Anônimo disse...

Vamos ver sim nesse domingão seu chupeta... Vai ser o maior CHOCOLATE DO VOCEM ! É só esperar malandro !!!!!!!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk vai "malandro" e agora não tem coragem de vim aqui kkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

e vamos como líderes agora....hehehehe...