quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Assisense estreia no Tonicão na quarta fase da Segundona

Cláudio Messias*

A definição da tabela da quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013 manteve, para o Assisense, a condição de estrear em casa, no Tonicão, a exemplo do que já ocorrera na segunda e na terceira fases. O time de Assis recebe no domingo, às 10 horas, a Inter de Bebedouro, dando largada na rápida corrida pela classificação à Série A-3 nessa reta final.

A tabela foi divulgada a dirigentes dos 8 clubes que disputam a quarta fase. Em reunião do conselho técnico da Segundona, em São Paulo, ficou definido que três dos quatro jogos da primeira rodada nserão realizados no sábado. Ou seja, quando entrar em campo no domingo, no Tonicão, o Assisense já saberá do resultado do jogo Cotia x Água Santa , que se enfrentam às 15 horas de sábado no estádio "Italo Mario Limonge,", em Cotia.

O Tupã também faz a estreia em casa nessa quarta fase. No sábado, às 19 horas, recebe o melhor time do campeonato até aqui, a Matonense, no estádio municipal "Alonso Carvalho Braga". O outro jogo da rodada é Atibaia x Paulistinha, no estádio "Salvador Russani", em Atibaia.

Essa definição de tabela não surpreendeu. Como eu havia especulado anteriormente aqui, no Blog, por vir como líder de seu grupo na terceira fase, o Assisense goza de privilégios, assim como Tupã, de fazer o primeiro jogo em seus domínios. Como a Federação Paulista de Futebol não liberou, até o momento, a tabela completa, não dá para saber se o time de Assis fará o último jogo, no returno, também jogando no Tonicão.

Estranheza, nessa situação, é o caso de Água Santa e Cotia. O primeiro, que tem a melhor campanha entre os oito que disputam a quarta fase, estreia jogando fora. E o Cotia, que é o pior entre os 8, faz o primeiro jogo em casa. Necessário, agora, saber que critérios foram usados para definir essa tabela, pois caso o Água Santa faça sua última partida jogando em Diadema, em seus domínios, tudo bem, gozará de sua condição de melhor campanha. Já o Cotia, contudo, não deveria ser contemplado com igual privilégio.

Aguardemos.

 Atualização  - 16h50: A tabela completa acabou de ser disponibilizada pela Federação Paulista de Futebol. Abaixo, todos os confrontos do Assisense:

22/SET - Assisense x Inter de Bebedouro, 10h00, Tonicão
25/SET - Água Santa x Assisense, 19h30, Diadema
29/SET - Assisense x Cotia, 10h00, Tonicão

05/OUT - Cotia x Assisense, 15h00, em local a definir
09/OUT - Assisense x Água Santa, 15h00, Tonicão
13/OUT - Inter de Bebedouro x Assisense, 10h00, Bebedouro

Na sequência analiso, em outra postagem, o que entendo como tabela prejudicial ao Assisense.


Foto: Bárbara Caetani/FPF
A reunião do conselho técnico foi encerrada 
há pouco, na Federação Paulista de Futebol


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.




Nenhum comentário :