quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Assisense rodará mais 2.300 km para chegar à Série A-3

Cláudio Messias*

A cada fase disputada pela Segundona do Campeonato Paulista aumentam os trajetos e os gastos do Clube Atlético Assisense. Com o time de Assis classificado para a quarta e penúltima fase serão mais 2.376 km de rodovia para se deslocar até as cidades de Bebedouro, São Bernardo do Campo e Cotia. Cabe ressaltar que essas duas últimas cidades correspondem, respectivamente, à sede provisória de jogos do Água Santa, e à sede administrativa do Cotia, pois esse último clube ainda não apresentou em que estádio disputará seus jogos.

Na terceira fase o Assisense fez trajeto menor. Para ir a Olímpia, Suzano e São Carlos o time de Assis somou, no total, 2.220 km, ou seja, mais de 150 km a menos do que o previsto para essa penúltima fase. Em ambas as situações o clube aumenta consideravelmente os gastos, uma vez que o fretamento de ônibus exige ao menos um dia a mais de locação, assim como diárias de hotel e alimentação de jogadores e comissão técnica. Dessa maneira, a confiança passa a ser que a torcida compareça ao Tonicão nos 3 jogos que o Assisense disputará na fase e, assim, os valores arrecadados com bilheteria ajudem a compensar, com receita, a disparidade gerada pelas novas despesas.

Dos quatro clubes do grupo 20 o Cotia é o que menor distância percorrerá. Como aquele time tem mandado seus jogos na Grande São Paulo, está a 50 km de São Bernardo do Campo, onde o Água Santa, de Diadema, manda seus jogos. Daí a explicação para o fato de o Água Santa ser o segundo a percorrer menor distância, totalizando 1.806 km de rodagem até 13 de outubro, encerramento do returno. Somados, os 4 clubes terão rodado, juntos, 8.144 km, distância também equivalente aos dois pontos mais extremos do país, de Norte a Sul.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :