domingo, 1 de setembro de 2013

Dever-de-casa colocará Assisense na quarta fase

Cláudio Messias*

Meio caminho andado e o Clube Atlético Assisense mantém sua trajetória rumo à Série A-3. Terminado o primeiro turno da terceira fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013, agora restam somente três jogos para decidir quais os 8 clubes que disputarão a quarta fase. O grupo 18, do Assisense, é novamente o mais embolado da competição.

Hoje pela manhã o empate Olímpia 1x1 Assisense e a vitória do Paulistinha sobre o União Suzano (2x1) fizeram com que o grupo tenha três líderes. O melhor deles, em saldo de gols, é o Olímpia, seguido por Assisense e Paulistinha. O União Suzano, sem somar pontos, está praticamente eliminado e só conseguiria a vaga em uma monstruosa combinação de resultados e saldos de gol.

Olímpia, Assisense e Paulistinha têm 5 pontos cada um. Dos três, o Assisense tem a vantagem de fazer dois jogos em casa, no Tonicão, consecutivamente contra Olímpia e Paulistinha. E vai, na última rodada, a Suzano, enfrentar o União, que é o saco de pancadas do grupo. Fazendo o dever-de-casa o Assisense chegará a 11 pontos e vai a Suzano podendo até perder, uma vez que na última rodada haverá confronto direto entre Paulistinha x Olímpia, de maneira que um desses dois adversários irá necessariamente tirar ponto ou pontos do outro. Explico.

Por mais que Olímpia e Paulistinha vençam o União no returno e somem 3 pontos, terão, cada um, perdido para o Assisense, aqui no Tonicão, dentro dessa premissa de o time de Assis fazer o dever-de-casa. Nessa lógica, o Assisense somará 11 pontos até a penúltima rodada, ocasião em que Paulistinha e Olímpia precisarão ter vencido o União para, cada um, chegar aos 8 pontos. Perceba, raro e exceto leitor, que o Assisense já terá somado 3 pontos a mais que os concorrentes diretos de Olímpia e São Carlos.

Nessas condições, um empate entre Paulistinha x Olímpia, na última rodada, garante a classificação e a liderança do grupo 18 ao Assisense, mesmo em caso de derrota para o União, em Suzano. Caso haja um vencedor naquele confronto, em São Carlos, o Assisense precisaria segurar um empate para igualmente ficar em primeiro.

Na eventualidade de empate em um dos dois jogos no Tonicão o Assisense estará dando condições a esse adversário que o vencer, entre Olímpia e Paulistinha, de entrar com ele na briga direta pela liderança do grupo e verá reduzida a chance de garantir classificação com folga. Digo isso porque com esse empate o time de Assis iria para a última rodada somando apenas 9 pontos e não poderia, em hipótese alguma, perder para o União, em Suzano, uma vez que Olímpia e Paulistinha poderiam, eles sim, chegar ao mínimo de 10 pontos necessários para garantir a vaga na quarta fase.

Grupo 18
Col
Equipe
TP
J
AJ
V
E
D
GP
GC
SG
VP
DP
CA
CV
TF
u
Olímpia
5
3
3
1
2
0
9
5
4
0
0
1
0
28
u
Assisense
5
3
3
1
2
0
4
2
2
0
0
4
1
32
u
Paulistinha
5
3
3
1
2
0
5
4
1
0
0
3
0
33
u
Suzano
0
3
3
0
0
3
3
10
-7
0
0
7
0
33
TP- Total Pontos  E- Empates  SG- Saldo de Gol  CV- C. Vermelho  J- Jogadas  D- Derrotas  VP- Vitória Pênalti TF- Total Faltas  AJ- A Jogar  GP- Gols Pró  DP - Derrota Pênalti  V- Vitórias  GC- Gols Contra CA- C. Amarelo

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP. 


Nenhum comentário :