quarta-feira, 5 de março de 2014

Federação não inclui Vocem na disputa das categorias de base

Cláudio Messias*

Há um silêncio que chega a ser macabro quando o assunto é a participação ou não do Vocem na Segunda Divisão do Campeonato Paulista, temporada 2014. Na ausência de posicionamentos formais relacionados ao Esquadrão da Fé é certo, mesmo, que o Atlético Assisense mantém a rotina que se repete há ininterruptos 12 anos, ou seja, está inscrito para disputar a última das divisões do Paulistão e, por conseguinte, participar de ao menos um torneio das categorias de base, exigência regulamentar.

No final da tarde dessa Quarta-feira de Cinzas a Federação Paulista de Futebol divulgou a composição dos grupos cujos clubes irão disputar os campeonatos das categorias Sub 11/13 e Sub15/17. O Atlético Assisense está inscrito para disputar o Grupo 1 na categoria Sub 15/17, ao lado de Santacruzense, Marília, Tupã, Grêmio Prudente, Presidente Prudente e Osvaldo Cruz. O torneio começa no dia 19 de abril e termina no dia 29 de novembro e reúne 81 equipes de todo o Estado. A tabela completa do torneio deve sair nas próximas semanas.

Essa é a décima segunda temporada que o Atlético Assisense disputa os torneios das categorias de base da Federação Paulista de Futebol. No ano passado, quando tinha apoio de gestão de outro grupo de apoiadores, o Falcão do Vale inscreveu time para disputar a categoria Sub-20. Não passou da primeira fase. Mas, no ano anterior, 2011, ainda sem apoio ou vínculo com empresários da cidade, o clube ficou na terceira colocação geral, desempenhando a melhor campanha de sua história.

De acordo com Carlos Antunes Boi, presidente do clube que representa Assis, apesar do trabalho tímido de um ano atrás a base do Atlético Assisense rendeu ao menos 5 revelações. São jogadores que serão observados pela comissão técnica que disputará a Segunda Divisão daqui a um mês e podem até mesmo ser inscritos até dia 26 de março, prazo máximo para formalização de contratos dos atletas que irão estrear no torneio, dia 5 de abril, contra o Grêmio Prudente, em Presidente Prudente.

Imbróglio - A formalização dos grupos de disputa das competições de categorias de base organizadas pela Federação Paulista de Futebol é um indício de que as coisas realmente podem não estar boas para o Vocem, de Assis, que pleiteia a disputa da Segundona de 2014. É que o Regulamento da Segunda Divisão (Leia o Regulamento Aqui ) estabelece, em seu Artigo 8º, que os clubes inscritos em competições profissionais regidas pela FPF inscrevam times para a disputa de ao menos um dos torneios de categorias de base. Ou seja, quem vai disputar competição oficial em 2014 tem, necessariamente, de aparecer nas competições de base divulgadas. 

Nesse final de tarde de 5 de março a Federação divulgou a composição de grupos dos torneios Sub 11/13 e Sub 15/17. Havia expectativa de o Vocem aparecer inscrito no primeiro torneio, de Sub 11/13 , fruto de eventual parceria com o já existente Vocem/ADPM. Daqui, da região, aparecem inscritos Grêmio Prudente, Osvaldo Cruz, Presidente Prudente, Marília e Penapolense. Além do Vocem, de Assis, não aparece em nenhuma das competições o Bandeirante, de Birigui, que também está  no Grupo 1 que disputará a Segundona a partir de 5 de abril. Ambas as equipes ainda têm o torneio Sub-20 para inscrever time, caso estejam em situação regular na Federação.

Ainda é cedo para falar de não confirmação da inscrição do Vocem na Segunda Divisão de 2014. Os indícios, contudo, conduzem a isso, pois a própria Federação determina que os clubes participantes inscrevam times nas categorias de base. Exatamente nesse momento o Vocem não aparece em duas de três categorias, faltando somente a Sub-20 para ser anunciada. E, em contagem regressiva, estamos há exato um mês do início do campeonato da Segundona.

Nas redes sociais, colaboradores relacionados à equipe gestora que tenta colocar o Vocem para a disputa da Segundona de 2014 garantiram, antes do Carnaval, que terminado o período de festas haveria uma "surpresa" a ser divulgada. Essa notícia que surpreenderia estaria relacionada à confirmação da inscrição do Esquadrão da Fé, o que não ocorreu até as 18 horas dessa quarta-feira, horário de fechamento do expediente público da Federação Paulista de Futebol.

Em meio às informações oficiosas sobre essa situação do Vocem está a que aponta para um pedido de dilatação de prazo, na Federação, para apresentação da documentação formal que constitui conselho e diretoria do clube, afastado de competições oficiais profissionais desde 2002. Com esse novo prazo a estratégia seria ganhar tempo para, mediante articulações jurídicas, derrubar medida cautelar que, datada de 26 de fevereiro, na 3ª Vara Cível de Assis, determina a não inscrição no campeonato.

De minha parte, aguardo igualmente ansioso por esse pronunciamento a respeito da situação do Vocem. Seria, pois, a primeira divulgação oficial sobre o que ocorreu ou está ocorrendo, uma vez que a última informação, positiva, envolveu a apresentação do técnico Buião, que comandaria o time na busca por uma vaga na Série A-3. Infelizmente, nós, do público, só recebemos as boas notícias, pois quando há algo que dê errado, tudo fica por trás das cortinas.






*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

2 comentários :

Henrique disse...

Pelo que eu sei o vocem e muito forte dentro da federaçao! Pois pelo q me falaram tem politicos no meio disso tudo! E PODE CRAVAR AI o vocem participa do campeonato paulista!Escute e guarde o q eu estou falando!

Henrique disse...

VOU REPETR NOVAMENTE! O VOCEM E MUITO FORTE DENTRO DA FPF!!!!!