sábado, 5 de outubro de 2013

Goleada épica sobre Atibaia coloca Tupã na briga pelo título

Cláudio Messias*

A cada enxadada, uma minhoca. Essa tem sido a metáfora do Tupã na quarta fase da Segundona do Campeonato Paulista 2013. De uma derrota na estreia, em casa, frente à Matonense, o time da região foi buscar a vice-liderança, depois a liderança e, agora, está a um passo de decidir o título do campeonato. A conquista mais recente aconteceu agora à noite, no iluminado, coberto e lotado estádio "Alonso Carvalho Braga". Não bastasse fazer 5 a 1 sobre o Atibaia, o Tupã ainda  virou o placar diante de sua torcida.

O jogo foi agitado em Tupã. O Atibaia abriu o placar logo no início, com Fernando Gaúcho, aos 4 minutos, mas viu os donos da casa empatarem um minuto depois, com Leandrinho. A virada aconteceu aos 22 minutos iniciais, com Jadson, que definiu o placar do primeiro tempo: 2 a 1. Na etapa complementar o Atibaia partiu para a franca defesa da liderança do grupo 19, mas expôs-se aos contra-ataques e viu, aos 14 minutos, Oliveira consagrar-se na partida. É que o atacante voltaria a marcar aos 27 e aos 33 minutos, definindo o placar final em 5 a 1.

Tupã x Atibaia era um confronto direto que valia a liderança. Muito mais que isso, quem vencesse dispararia para uma condição favorável na rodada do meio de semana, na quarta-feira. É que ambas as equipes jogam sob seus domínios, ou seja, em eventual segunda vitória consecutiva o acesso à Série A-3 estaria garantido. Para azar do Atibaia, a competência ficou com o Tupã, que fez o dever-de-casa, criou saldo positivo de gols importantíssimo e recebe o Paulistinha com dois objetivos: com uma vitória, lança-se na defesa da liderança e, consequentemente, na disputa por uma das vagas na final do campeonato. Com um empate, continua na briga pela segunda vaga do grupo, que garante acesso à A-3. Uma derrota coloca o Paulistinha no mínimo dividindo a liderança do grupo (isso, caso o time de São Carlos perca amanhã para a Matonense).

Para os planos do Tupã o ideal é que Matonense x Paulistinha fiquem no empate amanhã, em Matão. Isso porque qualquer um dos dois que vença a partida sobe para a vice-liderança e continua na equilibrada briga por vaga na Série A-3.

Esse equilíbrio no grupo 19 implica em chance, agora, de todos os 4 clubes tanto subirem para a Série A-3 quanto ficarem sem a vaga. Só a Matonense, caso perca para o Paulistinha amanhã, em casa, passará a ter chances apenas matemáticas, dependendo de um milagre para conseguir subir (precisaria vencer com goleada os dois últimos jogos, em confronto direto contra Atibaia e Tupã,e  dependeria de empates ou derrotas de Paulistinha nas duas últimas rodadas).

A razão mostra o Tupã garantindo vaga já na quarta-feira, em casa, sobre o irregular Paulistinha, mas a emoção aponta para um time da região disputando o inédito título da Segundona, precisando, para isso, somar pelo menos 4 pontos nos 6 que disputará.

Acompanhei a goleada Tupã 5x1 Atibaia ouvindo a transmissão da Rádio Tupã AM.



*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :