segunda-feira, 21 de outubro de 2013

FISCALIZAÇÃO ELETRÔNICA - 21OUT2013




AFORA

Compromissos fora de Assis tiraram-me também do Blog nos últimos dias. A ausência coincidiu com o desfecho da participação do Clube Atlético Assisense na Segundona de 2013. A vaga na Série A-3 não veio, assim a resposta da ouvidoria da Federação Paulista de Futebol a uma série de questionamentos que fiz nas últimas semanas. O que uma coisa tem a ver com a outra? Tudo. Explico, por partes.

AFORA II

Minha interação com a ouvidoria da Federação foi bem até a terceira fase da Segundona. Bastou, contudo, aquele fatídico jogo Assisense 1x2 Cotia e as respostas formais vindas da Federação, que antes eram praticamente imediatas, cessaram. A quem não se recorda, o volante Fernando, do Assisense, foi expulso por uma agressão que jamais aconteceu e em circunstâncias em que o árbitro da partida alega ter sido comunicado pelo auxiliar 2 sobre o lance de violência. Nenhuma câmera registra nem a suposta agressão de Fernando, nem o árbitro comunicando-se com o auxiliar. O registro está em súmula, que é preenchida após a partida, talvez no vestiário.

AFORA III

Meu mais recente questionamento à ouvidoria da FPF é relacionado ao surgimento da tal quinta vaga de acesso da Segundona à Série A-3 em 2014. Não fica claro, no regulamento das competições, se o quinto colocado a ser convocado para o acesso é aquele com 5ª melhor campanha em todo o campeonato ou se na quarta e última fase. Silêncio total da ouvidoria, que não cumpre, assim, o papel que lhe compete. Vida que segue, pois, sinceramente, a ouvidoria é mais um dos inúmeros serviços da FPF que, fracos, mais confundem do que colaboram com elucidações.

AFORA IV

O sonho com a tal quinta vaga na A-3 ruiu concomitante à ausência de resposta da ouvidoria da FPF. No caso do Assisense, a sonora goleada sofrida para a Inter, em Bebedouro, anulou qualquer possibilidade de chegar ao quinto melhor desempenho, seja no campeonato como um todo, seja na quarta fase. Nem considerando os dois jogos a menos da equipe de Assis em relação aos demais 6 outros participantes da quarta fase (o Tupã também tinha dois jogos a menos), ou seja, por índice de aproveitamento, o Falcão do Vale não atingia o quinto melhor desempenho.

AFORA V

Alguns raros e excetos leitores fizeram postagens nas redes sociais questionando a ausência de posicionamento do Blog sobre a eliminação do Assisense na reta final, repetindo o "quase" do time em 2004. E como a derradeira postagem, cá no Blog, mostrava aguardo de resposta da ouvidoria da FPF, houve brecha para entendimento de que eventual pressão vinda da Federação fizera com que o canal fosse tirado do ar. Enfim, conclusões equivocadas. O Blog continua no ar, com o mesmo propósito. Se isso é bom ou ruim, compete a cada um interpretar. Aqui, de minha parte, faço e contribuo com o que posso. E deixo sempre claro: se não for para contribuir, prefiro fazer nada.

SPERA...

Um ano depois dos 15 mil votos que elegeram o 'novo' ´prefeito de Assis tudo continua como antes no inacabado estádio Tonicão. Tolos os que acreditaram nas ao-vento palavras de que imediatamente após o término do campeonato da Segunda Divisão haveria máquinas procedendo a troca do gramado e se veem, agora, com cara pós-pegadinha, tentando encontrar onde está escondida a câmera.

SPERA... II

Duas semanas atrás estive na Prefeitura, resolvendo assuntos formais, pessoais, e na saída, dirigindo-me para a avenida Rui Barbosa, ouvi conversa alheia entre uma senhora e um funcionário público municipal. A cidadã cobrava mais cuidados com os jardins em frente ao Paço Municipal, ao que ouviu, não como resposta, mas como complemento: "se a frente da Prefeitura está assim, a senhora imagine como está o restante da cidade". Emblemática e representativa conversa, convenhamos.

ALTERNATIVA

São cada vez mais frequentes os elogios à programação da Rádio Fema FM, que pode ser sintonizada em 105,9 MHZ, em qualquer aparelho de rádio que esteja dentro de Assis. O ecletismo da programação tem rendido elogios de profissionais da comunicação com tradição no meio rádio, como é o caso de Waldyr Max Jr., que na década de 1980 ficou conhecido por seus programas na rádio Folha FM, de Londrina, e tem comentado sobre a emissora universitária em redes sociais como o Facebook.

REENCONTRO

Foi via Facebook, também, que reencontrei meu amigo Nílton Jr., com quem trabalhei na extinta Cultura 2 FM na segunda metade dos anos 1980. Niltinho está, hoje, na rádio Tupi FM, que tem estúdio na avenida Paulista, centro financeiro de São Paulo. Nos desencontros da vida não revejo pessoalmente o locutor desde 1993. Um dos grandes amigos que fiz no meio rádio.

BAITA ENCONTRO

A equipe de produção da agência MCP passou um dia inteiro com o craque Neto, comentarista e apresentador da Band. Gravações de peça comercial que entra no ar nos próximos dias. A agência de publicidade assisense tem no portfólio anunciantes como Café Jaguari, de Ourinhos.

TORCEDOR ILUSTRE

O jogador Marcelo Oliveira passou parte do período de recuperação de contusão em estada em Assis. O atleta retornou ao elenco do Palmeiras na semana passada, pela Série B do Brasileirão. Ele é casado com uma assisense e, nos dias de jogos do Clube Atlético Assisense, foi ao Tonicão nos confrontos contra Inter de Bebedouro e Cotia. 

POR FORA

A especulação do mercado imobiliário aponta como o antigo posto Marajó o agregado que receberá o Carrefour. Naquele antigo complexo já não funcionam motel e posto de combustível. Outra vertente, contudo, aponta como área do empreendimento um amplo lote situado à direita da SP-333, entre Assis e Tarumã.

POR FORA II

Comerciante do setor supermercadista confidenciou o que pode ser explicado como pote de ouro que tanto atrai mega empreendimentos para a cidade de Assis, a ponto de falar-se em Makro e Carrefour juntos chegando à Sucupira do Vale nos próximos 18 meses. De cada 10 compras efetuadas via cartões de débito ou crédito por aqui, 8 advêm de praças externas. Ou seja, 80% do movimento de consumo é feito por clientes de outras cidades, distribuídas no Médio Vale.

LOGÍSTICA

Os olhares do setor supermercadista local estão atentos para possível estratégia do grupo Avenida para a loja da avenida Dom Antônio, que perdeu sentido de existência logística com o todo-poderoso Avenida Max e com a revitalização do antigo Vitória, na avenida Glória. Ali, na tradicional loja da Dom Antônio, pode ser centralizada a produção do setor de panificação, que abasteceria todas as lojas do grupo na cidade. Uma espécie de Centro de Distribuição de Panificação. Nada decidido, contudo, sobre eventual fechamento do expediente da loja ao público.

RENOVAÇÃO

A empresa de transportes Andorinha coloca em circulação daqui a um mês a nova frota que abastecerá a linha que tem São Paulo como destino. Carros modernos, confortáveis e com serviço de internet wi-fi grátis. No sistema de video, a novidade de programação da TV paga, resultado de teste de mobilidade de sinal feito pela Sky, sistema semelhante ao que a companhia aérea Azul fez durante alguns anos em seus voos interestaduais.

ALIENAÇÃO

Agentes de viagens riem da especulação em torno de um movimento político regional que solicite a operação da companhia aérea Azul no aeroporto estadual de Assis. O motivo da piada: o que justifica a implantação de uma linha área é a demanda de passageiros que, residentes em uma determinada localidade, utilizam-se do serviço de referida empresa para deslocamentos de média distância.

ALIENAÇÃO II

Ou seja, a Azul, que tem voos regulares partindo de Marília, Prudente e Londrina, sabe muito bem a demanda de assisenses, maracaienses, candidomotenses, enfim, todos os demais "enses" que, residentes por aqui, na região, usam o avião como meio de transporte. E essas estatísticas, para fins de viagens de negócios, não são nada anaimadoras.

ALIENAÇÃO III

Daqui, do Médio Vale, o perfil do usuário de voos compreende pessoas que deslocam-se a turismo. E o que justifica uma demanda regular de passageiros é relacionada a negócios, ou seja, aqueles que trocariam carro ou ônibus por um investimento pouco maior que os coloquem em Viracopos, em Campinas, e depois sigam a São Paulo por ônibus.

ALIENAÇÃO IV

Agentes de viagens mais experientes relembram episódios como as rápidas passagens, por Assis, de companhias aéreas como a Presidente Linhas Aéreas, a Pantanal e mesmo a TAM. Empresas que aqui chegaram mediante diálogo com a Associação Comercial e as Prefeituras mas que viam seus voos quase vazios chegando a Congonhas e passando sobre carros particulares e oficiais dos mesmos empresários e políticos que haviam endossado o apoio para implantação da linha Assis>São Paulo>Assis.

2014 PRÓSPERO?

Recebi com tristeza a informação de que a cidade de Assis pode estar perdendo mais um tradicional veículo de comunicação. Cada microfone desligado, cada página que não é impressa são desfechos que representam uma força a menos no esforço sagaz de ao menos tentar praticar a democratização da comunicação nessa Sucupira do Vale cujos coronéis camuflam galochas debaixo de sapatos finos.

CÁ ENTRE NÓS...

... e aqueles "zumbis" que abordam e já até violentaram usuários do Terminal Rodoviário de Assis durante as madrugadas, são invisíveis aos olhos das autoridades?



IMAGEM DA SEMANA


FILHO BONITO... - Assis acostumou-se com as manchetes sucessivas de vinda dessa ou daquela outra franquia, dando status de que a economia local é próspera e sólida. Primeiro Bob's, depois Subway, agora Mac Donalds. Os mesmos jornais, as emissoras de TV a cabo e os mesmos sites que tão bem falam a hegemônica língua do comércio internacional que cá chega impondo sua cultura da alimentação fútil deveriam, também, dar espaço na publicação da perda de empresas importantes. Ao mesmo passo em que fotografam-se as obras nas imediações do São Francisco de Lata, nos Altos da Rui Barbosa, cegam-se os olhares para o hoje fechado prédio na esquina abaixo da Catedral. Sim, se o imperialismo norte-americano aqui aterrissa para contribuir com a elevação do índice de principalmente crianças e jovens obesos, de cá também saiu, em contrapartida, a franquia do Café do Feirante. Caro por caro, prefiro pagar preço ácido por um café, historicamente o produto de exportação que alicerçou a economia brasileira no período pós-independência.

Um comentário :

CARLOS FURLAN disse...

Caro Claudio Messias
acompanho seu trabalho e admiro muito você como jornalista, quanto a questão do Aeroporto, todo investimento é bem vindo, porém alem de mudar a cultura do empresário regional, o foco do Aeroporto tem de ser direcionado ao transporte de cargas, porto seco e intermodal, sugestão essa que encaminhei ao prefeito Ricardo Pinheiro devido a localização, e capacidade da pista, fiz um estudo e existe demanda


CARLOS FURLAN

furlan_8@hotmail.com