quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Chuva aumenta intensidade no Médio Vale nessa quarta

Cláudio Messias*

Vai continuar chovendo, sim, mesmo que não fosse essa a previsão da meteorologia quinze dias atrás. Ainda é desdobramento da passagem de uma frente fria e de uma massa de ar polar, duas semanas atrás, fenômenos que cessaram uma estiagem consolidada de dois meses no Médio Vale. Desde então, a umidade relativa do ar tem sido mantida acima de 50%, resultado da descida de massas de ar úmido saídas da Amazônia. A implicação disso são chuvas praticamente diárias, em incidência maior do que a média histórica de início de primavera.

Água passada, diz o ditado, não move moinho. Logo, o que interessa é a água que está por vir em Assis, a capital do Médio Vale. Na nossa Sucupira do Vale vai chover, e muito, nessa quarta-feira, reflexo de todos esses fenômenos citados no parágrafo anterior. As primeiras pancadas estão previstas para antes do meio-dia, com intensidade preocupante. O acumulado no dia pode passar dos 20 milímetros. 

A temperatura, é difícil perceber, está ligeiramente em elevação desde a semana, aumentando à média de 1 grau a cada dois ou três dias. Assim, a mínima que era de de 15 graus, na semana passada, já está abrindo os dias, como hoje, em torno dos 18 graus. A máxima atinge picos de 31 graus, como ontem à tarde, resultado da aproximação da frente fria, vinda do Sul, que em cruzamento com a massa de ar úmido vinda do Centro-Norte deu continuidade à tendência de chuva.

O dia, hoje, amanheceu com ruas e quintais molhados em Assis. Durante a madrugada, por volta de 1h30, uma formação chuvosa originária do Norte do Paraná passou por perto da capital do Médio Vale, mas só trouxe chuva fraca e ventos moderados. O eixo da ação desse temporal avançou na sequência Londrina>Jacarezinho>Ourinhos>Marília>Bauru>Jaú e em algumas localidades levou destruição, dada a velocidade alta dos ventos.

O Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, o CPTEC, vinculado ao Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o INPE, com sede em São José dos Campos, adverte que as chuvas das próximas horas, dada a complexidade das formações, ora advindas do Centro-Oeste, ora trazidas do Sul, impedem precisão quanto ao horário e a densidade das chuvas dessa quarta-feira. Está mantido, porém, o estado de alerta emitido pelo órgão ontem à noite, colocando em sobreaviso a defesa civil de diversas localidades, entre elas, Assis.

Abaixo, alerta emitido pelo CPTEC/INPE ontem:

Chuva forte localizada em parte do centro-sul e Norte do Brasil (atualização)

Estado de Atenção

Nesta quarta-feira (02/10) a situação meteorológica não deverá mudar significativamente. Ainda haverá chance de ocorrência de chuva forte localizada na área compreendia entre o extremo norte do PR, MS, grande parte de SP (incluindo a capital), grande parte de MG (exceto a faixa norte do Estado), RJ (principalmente as áreas de serra), ES (principalmente o centro-sul e oeste do Estado), centro-sul de GO, centro-sul e oeste de MT, RO, AC, oeste e norte de RR e no sul, sudoeste, oeste, centro e norte do AM.

Na quinta-feira (03/10) a chuva forte localizada deverá se concentrar, principalmente, no norte do RS, centro-oeste, norte e nordeste de SC, PR, centro-sul do MS, grande parte de SP, do RJ (principalmente nas áreas de serra), Triângulo Mineiro, centro-sul e sudeste de MG (incluindo a Zona da Mata Mineira), centro-sul e oeste do ES, oeste do AC e no sudoeste e oeste do AM.

Entre quarta-feira (02/10) e quinta-feira (03/10) ocorrerão acumulados significativos de chuva em áreas do sul e sudeste de MG (incluindo a Zona da Mata Mineira), centro-oeste e norte de SP, região serrana do RJ (principalmente na quinta-feira) e no PR.

Ressalta-se que a chuva prevista para áreas do Centro-Sul do Brasil será provocada pela atuação de perturbações na camada média da atmosférica combinadas com a presença de uma massa de ar instável. Esta situação meteorológica reduz a confiabilidade em relação à localização e o horário da ocorrência da chuva. Por isso, recomenda-se a utilização de radares meteorológicos para determinar com maior precisão e com algumas horas de antecedência, a localização e a intensidade da chuva.
Não se descarta que em algumas localidades desta área de aviso, a chuva tenha alto poder destrutivo. Desta maneira, recomenda-se acompanhar periodicamente a atualização deste aviso.
CPTEC
Em situações de risco consulte a Defesa Civil.
Defesa Civil


Imagem: CPTEC/INPE
Imagem de satélite mostra, há 3 horas, a formação chuvosa 
sobre o Sudeste e parte do Centro-Oeste


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :