domingo, 21 de julho de 2013

Grêmio Prudente classifica o Assisense na Segundona

Cláudio Messias*

A manhã de domingo foi sofrível para os torcedores de três cidades do Oeste Paulista. Osvaldo Cruz e Tupã entraram em campo contra, respectivamente, Grêmio Prudente e Presidente Prudente, enquanto o Assisense folgava na derradeira rodada da primeira fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista. Faltava decidir quem somaria a Grêmio Prudente como classificados do grupo 2.

O Tupã tinha a tarefa mais fácil. Enfrentava o pior adversário do grupo 2, o Presidente Prudente, que tem a segunda pior campanha do campeonato nessa primeira fase. Não por acaso, o Tupã fez 5 x 0 hoje, aumentou o saldo de gols e garantiu a segunda colocação do grupo, rebaixando o Assisense para terceiro. Enfrentará, na segunda fase, o Atibaia (1º do grupo 6), o Américo (2º colocado do grupo 4) e o Cotia (3º colocado do grupo 5).

Missão mais árdua tinha o Osvaldo Cruz, que enfrentava o líder e já classificado Grêmio Prudente. Um empate, contudo, classificaria o time de Osvaldo Cruz, pois igualaria em pontos e campanha com o Assisense mas seria favorecido por ter saldo melhor de gols. Não foi isso, contudo, o que ocorreu. O Osvaldo Cruz perdeu por 2x1 diante das 200 pessoas que foram ao estádio, em casa, e amargou a quarta colocação no grupo 2. Já o Grêmio Prudente conheceu seus adversários da segunda fase pelo grupo 10: Paulistinha, de São Carlos, (1º do grupo 4), Araçatuba (3º do grupo 1) e Inter de Bebedouro (3º do grupo 3).

O Assisense garantiu a terceira colocação no grupo 2 e, agora, encara Fernandópolis (1º do grupo 1), Taboão da Serra (1º do grupo 5) e Diadema (3º do grupo 8). Os confrontos serão definidos durante a semana, na Federação Paulista de Futebol. Sabe-se, contudo, que dos quatro classificados do grupo 9 o Assisense é o de pior campanha, o que não lhe garante mando de campo, conforme o regulamento. E tem pela frente a pedreira chamada Fernandópolis, do grupo 1, que ao lado da Matonense, do grupo 3, ainda não perdeu no campeonato.

Agora são 24 os clubes que disputam a Segunda Fase da Segundona (eram 45 na primeira fase). Eles estão divididos em seis grupos, de maneira que líder e vice-líder garantam vaga na terceira fase. Também avançam os quatro melhores terceiros colocados.

O Assisense ficou em terceiro no Grupo 2


Com pior campanha entre os quatro classificados do Grupo 9, o Assisense 
não tem mando de campo para decidir os jogos na Segunda Fase




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :