quarta-feira, 31 de julho de 2013

FIM DE JOGO - Taboão 1 x 1 Assisense

Cláudio Messias*

O Atlético Assisense repetiu o placar do último domingo e, jogando no estádio Jayme Cintra, em Jundiaí, contra o Taboão da Serra, empatou novamente em 1 a 1. A exemplo do primeiro jogo contra o Taboão da Serra, o Falcão do Vale abriu o placar no primeiro tempo e cedeu empate no segundo.

Com o empate o Assisense assumiu provisoriamente a segunda colocação isolada do grupo 9, com dois pontos. O líder é o Diadema, que às 20h30 dessa quarta-feira enfrenta, fora de casa, o Fernandópolis, terceiro colocado. Um empate nesse jogo é o resultado que mais beneficia o Assisense, pois manteria Diadema na liderança com 4 pontos, dois pontos à frente do Falcão do Vale na tabela, e seguraria o Fernandópolis com os mesmos dois pontos do time de Assis.

O próximo jogo do Assisense será sábado, no estádio do Inamar, em Diadema, contra a equipe local. Dependendo do resultado de hoje à noite um empate na próxima rodada passa a ser excelente. Digo isso porque em caso de empate com o Fernandópolis, hoje, o Diadema vai para a última rodada do primeiro turno com 4 pontos e, empatando com o Assisense, manteria a distância de apenas dois pontos no returno. Uma vitória do Fernandópolis, nessa segunda rodada, colocaria o Falcão do Vale em situação perigosa, pois cairia para terceiro e precisaria vencer as próximas rodadas para conseguir manter-se como um dos quatro melhores terceiros que buscam vaga na próxima fase.

Como não estive em Jundiaí e apenas acompanhei os resultados informados via celular e redes sociais por Eduardo Almeida, membro da diretoria do Assisense, não tenho o que falar sobre o desempenho do time frente ao Taboão (soube que o Assisense dominou o primeiro tempo e o Taboão, o segundo, cenário semelhante ao do empate em 1 a 1 com o Fernandópolis domingo passado). O que posso dizer é sobre a minha expectativa de resultados para essa rodada. No meu entender, o Falcão do Vale tinha condições e precisava vencer o Taboão nessa quarta-feira. Além de somar 3 pontos e brigar pela liderança do grupo, o time de Assis abriria vantagem direta sobre o time de Taboão da Serra, que com o empate ficou a apenas um ponto atrás na tabela.

O projeto precisa ser mantido e, agora, foco total no jogo em Diadema. Uma vitória sobre o atual líder seria espetacular, mas a racionalidade mostra que um empate é o resultado mais próximo de se buscar. Uma derrota para o Diadema nos colocaria sob risco de cair para a quarta colocação no grupo, empatados com o Taboão (caso este empate com o Fernandópolis na rodada) e, pior, começar o returno fora da média de aproveitamento dos quatro terceiros colocados que garantirão vaga na próxima fase.

Derrota - Outro time da região que entrou em campo agora à tarde pela Segundona é o Tupã. Ex-adversário do Assisense na primeira fase, o time de Tupã foi a Atibaia como líder do grupo 14, mas tomou uma sonora goleada por 4 x 0 para os donos da casa. Caiu para a segunda posição no grupo, beneficiado pelo empate em 1 a 1 entre Américo e Cotia.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :