sábado, 27 de julho de 2013

Assisense já 'joga' hoje, na torcida por empate em Diadema

Cláudio Messias*

A primeira rodada da segunda fase da Segunda Divisão do Campeonato Paulista acontece nesse final de semana. Agora, 24 clubes brigam pelas 12 vagas que daqui a menos de um mês integrarão a terceira fase da competição. Ontem à noite, em Tupã, abrindo a rodada, o Tupã venceu o Américo por 2 a 1.

A rodada prossegue hoje e tem um jogo que interessa diretamente ao Clube Atlético Assisense. Às 15 horas, no estádio municipal do Inamar, em Diadema, o Clube Atlético Diadema recebe o Taboão da Serra. Um empate, de preferência sem gols, é o resultado que mais interessa ao Falcão do Vale.

O Assisense entra em campo amanhã, às 10 horas, contra o forte Fernandópolis. O jogo acontecerá no estádio Tonicão e deve bater recorde de público e renda. Uma carreata foi realizada pelas ruas da cidade na manhã desse sábado, 27, convocando a população de Assis para apoiar o time.

Com um empate entre Diadema x Taboão e uma vitória do Assisense sobre o Fernandópolis o Falcão do Vale assume a liderança isolada do grupo 9. O time de Assis joga amanhã e volta a campo já na quarta-feira, em Jundiaí, onde o Taboão da Serra manda seus jogos. Serão dois jogos consecutivos fora de casa, encerrando essa jornada no domingo que vem, às 15 horas, contra o Diadema.

Essa esperada vitória sobre o Fernandópolis coloca o Assisense em condições de brigar pela liderança do grupo. Para isso, teria de somar pelo menos 5 pontos no primeiro turno da segunda fase, segurando ao menos dois empates contra Taboão e Diadema, fora de casa. Assim, nos jogos de volta contra essas mesmas equipes, no Tonicão, duas vitórias assegurariam a classificação antecipada do Assisense, que iria à última rodada para, com 11 pontos, defender a liderança do grupo.

No viés contrário, uma derrota para o Fernandópolis, amanhã, representaria obrigação de vencer ao menos um dos dois jogos em sequência fora de Assis, sobre Taboão ou Diadema, ainda assim comprometendo qualquer projeto de brigar pela liderança do grupo, já que o último jogo da fase será contra o mesmo Fernandópolis, na casa do adversário.

O projeto mais modesto mostra o Assisense empatando com o Fernandópolis, amanhã, e submetendo a todos ao mesmo sofrimento que marcou a classificação da primeira para a segunda fase. Outros dois empates contra Taboão e Diadema, fora de casa, nos colocariam na segunda fase com 3 pontos e brigando para ser um dos quatro terceiros colocados de grupos que conseguirão vaga para a terceira fase. Nessa perspectiva, com vitórias sobre Diadema e Taboão, no Tonicão, o Assisense chegaria a 9 pontos e iria para Fernandópolis precisando de um empate que lhe garantiria a segunda colocação ou, ainda, a liderança, dependendo da sequência de vitórias de Fernandópolis e de um eventual vencedor do jogo de hoje, entre Diadema e Taboão.

Do ponto de vista do torcedor, pela emoção, dos 6 jogos que tem pela frente o Assisense tem de cumprir com o dever de casa, ou seja, vencer os três jogos que tem no Tonicão. Isso lhe garante os 9 pontos que dão condições de disputar uma das quatro vagas de terceiros melhores colocados, tendo de ao menos empatar um dos três jogos fora de casa.

Muita matemática, pouca lógica, mas, com certeza, muita torcida pelo avanço do Falcão do Vale para a terceira fase da Segundona. No final da tarde posto, aqui, no Blog, o resultado de Diadema x Taboão, dando o primeiro prognóstico para a arrancada do Assisense rumo à Série A-3.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :