terça-feira, 27 de agosto de 2013

Intensidade do vento diminui e deve gear na madrugada em Assis

Cláudio Messias*


A diminuição na intensidade do vento fez aumentar a probabilidade de geada na região de Assis na madrugada dessa quarta-feira. O alerta é emitido pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais, o INPE, a partir de monitoramento feito pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos. A ampla faixa susceptível a geadas vai dos estados do Paraná, de São Paulo, de Mato Grosso do Sul e chega ao Sul de Minas Gerais.

Para Assis a expectativa é de que a temperatura caia para 2 graus durante as primeiras horas dessa quarta-feira. A sensação de frio na cidade quebrou todas as previsões. Primeiro, havia expectativa de que a temperatura mínima dessa terça-feira chegasse aos 9 graus, mas a queda chegou a 6 graus em plenas 9 horas da manhã. Depois, a máxima esperada para a tarde era de 20 graus, mas não passou dos 14 graus, marca atingida às 17 horas.

Há pouco, às 18 horas, a estação meteorológica local marcava os mesmos 14 graus. Com a abertura de sol, per volta das 14 horas, a umidade relativa do ar caiu assustadoramente, passando dos 92% registrados às 11 horas da manhã para os preocupantes 58% meia hora atrás. Mais um fator, segundo os meteorologistas, que favorece a formação de geadas, uma vez que o céu está claro, aberto, sem qualquer tipo de nuvem. A velocidade do vento está abaixo dos 10 km/h.

Caso as previsões se confirmem, essa será a noite mais fria do ano em Assis, com sensação térmica inferior a zero grau. Nessas condições, o impacto das geadas na região tende a ser desastroso, uma vez que a vegetação já está afetada pela falta de chuvas.



Imagem: INPE

Mapa mostra os pontos (em vermelho) 
passíveis de geadas na madrugada de amanhã


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :