domingo, 18 de agosto de 2013

Clubes do grupo 18 percorrerão 8.000 km na Segundona

Cláudio Messias*

Disputar a terceira fase da Segundona do Campeonato Paulista não sairá barato para os clubes que se confrontam pelo grupo 18. Na chave do Assisense, somados os trajetos de União Suzano, Paulistinha e Olímpia, o total de quilometragem ao final do returno terá sido de 8.308 quilômetros. Isso corresponde a percorrer a distância entre Oiapoque e Chuí, conhecidos durante muito tempo como as extremidades brasileiras a Norte e a Sul (há mais de dez anos a cartografia reconheceu e comprovou que Roraima está acima do Amapá e, portanto, Oiapoque não é a localidade mais extrema a Norte).

Dos quatro clubes o que vai rodar mais é o União Suzano. Ao todo, o time da grande São Paulo viajará 2.470 km, resultantes dos trajetos de ida e volta a São Carlos, Olímpia e Assis. O Assisense, indo a essas três cidades, rodará 2.220 km. O Paulistinha sairá de São Carlos e rodará cravados 2 mil quilômetros. O clube que menos passará tempo na estrada é o Paulistinha: 1.618 km.

Suzano, Olímpia e Assisense são os que mais longe irão. O time de Assis rodará 475 km até Suzano, enquanto o União sairá de lá, Suzano, rodando 483 km para chegar a Olímpia. Olímpia, óbvio, fará o jogo de volta e percorrerá a mesma distância até Suzano.




*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :