sábado, 20 de julho de 2013

Previsão de geada é alterada para quarta e quinta-feira

Cláudio Messias*

Os radares meteorológicos de Presidente Prudente e de Bauru acusaram alterações na movimentação de uma frente fria e de uma massa de ar polar que deslocam-se, respectivamente, do Pacífico, a Oeste, e do Sul. A primeira já provocou chuva na região de Assis nas últimas 24 horas, enquanto a outra ainda aproxima-se e tende a provocar a maior onda de frio das duas últimas décadas.

O acumulado de chuva, ontem, foi de 14 milímetros em Assis, ou seja, abaixo da expectativa. Para as próximas 24 horas são esperados mais de 50 milímetros, em razão da forte umidade trazida pela frente fria que desloca-se descendo no sentido Norte>Centro-Oeste>Sudeste. Originando uma pequena zona de convergência, esse fenômeno provoca a formação de chuvas em uma faixa que sai do Acre, passa por Mato Grosso do Sul e chega a São Paulo. Assim, as chuvas que começam nesse sábado estendem-se pelo domingo e pela segunda-feira inteiros, esgotando-se na terça pela manhã.

Esse fenômeno que atinge Sudeste e Centro-Oeste contrasta com a realidade dos estados do Sul. Enquanto Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná já registram chuvas e queda de temperatura, São Paulo e Mato Grosso do Sul têm clima ameno e períodos de céu limpo. Esse cenário tende a permanecer até terça-feira. Para se ter uma ideia, a temperatura mínima para este domingo será de 20 graus, descendo para 11 na segunda,. 7 na terça e despencando para 1 grau na quarta.

No meio dessa semana os meteorologistas previam geadas para terça e quinta-feira da semana que vem. Essa previsão, como mostrado no parágrafo anterior, foi alterada. As geadas devem acontecer na quarta e na quinta-feira, variando temperaturas que oscilam de 1 a 4 graus positivos. Nas regiões de baixada o vento de 8 a 12 km/h tende a dar sensação térmica abaixo de zero grau durante as geadas, agravando ainda mais o efeito sobre a vegetação.

A quarta-feira, dia 24, tende a ser o dia mais frio do ano, com os termômetros variando da mínima de 1 grau à máxima de 11 graus. A partir de sexta o clima volta ao normal de inverno, com temperatura variável de 5 a 20 graus.

*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :