domingo, 4 de janeiro de 2015

COPINHA S.PAULO - São José-AP é goleado na estreia em Paulínia

Cláudio Messias*

A primeira experiência, indireta, de participação do Atlético Assisense na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a Copinha, foi dolorosa. Com jogadores vestindo a representação da camisa do São José, do Amapá, o Falcão do Vale amargou derrota por 4x0 frente ao Paulínia, mandante que é sede de grupo no torneio. A partida foi encerrada minutos atrás, no estádio Luiz Perissinotto, em Paulínia, onde são realizados jogos pelo grupo M.

Nos 45 minutos iniciais o São José conseguiu segurar os donos da casa. Equilibrada, a partida foi para o intervalo com somente um gol assinalado, ainda assim de pênalti. Jean Lucca, aos 38 minutos, abriu o placar para o Paulínia.

Na etapa complementar, contudo, o São José perdeu o controle do jogo. Logo aos 7 minutos finais cometeu mais uma penalidade, que cobrada por Matheus ampliou a vantagem do Paulínia. Felipe Santos, aos 31, e João Guilherme, aos 44 minutos, definiram o placar final do jogo.

Para continuar vivo na Copinha o São José precisa protagonizar um milagre. Terá de vencer os dois jogos que faltam para finalizar a Primeira Fase no grupo M. O primeiro desafio não é nada fácil. O time que empresta jogadores de Assis enfrenta nessa quarta-feira, às 16h00, o Coritiba, cotado como favorito do grupo para conquistar o primeiro lugar. Um empate nesse jogo elimina as chances de classificação. E mesmo que vença, o São José ainda terá de bater outra forte equipe, que tem investimento em categorias de base, ou seja, o Red Bull. Nesses dois jogos restantes precisará, ainda, reduzir ao máximo o saldo negativo de gols, hoje de 4 tentos.

Tecnologia - Fiz o monitoramento do jogo Paulínia 4x0 São José-AP pelo novo sistema online de transmissão de dados da Federação Paulista de Futebol. Trata-se da nova plataforma de monitoramento, em tempo real, dos jogos organizados pela instituição. Em fase de testes, o sistema será implantado no Paulistão 2015.

Informação - Mantive, sem sucesso, contato com Carlos Antunes "Boi", para confirmar a lista de jogadores que, de Assis, vestiram a camisa do São José-AP nessa tarde. As informações sobre a parceria entre os dois clubes resultam, pois, daquilo que soube através do que foi noticiado pela imprensa local nos últimos dias e pelo próprio Boi, nas redes sociais.

Placar - Alguns clubes que rivalizam com Assis na disputa da Segundona do Campeonato Paulista também entraram em campo nesse domingo pela Copinha. O Grêmio Prudente fez um movimentado confronto contra o Audax e venceu por 3x2 no estádio Prudentão, depois de estar perdendo por 1x0 logo a 22 minutos de bola rolando. O Taboão da Serra fez 2x0 na Chapecoense, o Atibaia empatou em 1x1 com a Portuguesa, igual placar entre Tanabi e Itapemirim-ES. Já o Nacional também igualou placar de 1x1 com o Botafogo-PB.


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA-USP.

Nenhum comentário :