quinta-feira, 13 de março de 2014

Estádio Tonicão recebe a primeira poda de grama depois de reforma

Cláudio Messias*

Faltando pouco mais de três semanas para o início da Segunda Divisão do Campeonato Paulista o estádio Tonicão, de Assis, recebeu hoje a primeira poda de grama desde que passou por reforma, no setor, no início de janeiro. A vegetação, da espécie esmeralda, está totalmente formada, favorecida pelo sistema de irrigação instalado pela Prefeitura. É o primeiro investimento feito na estrutura do gramado desde a inauguração do estádio, na década de 1990.

Afora o gramado, o estádio Tonicão é praticamente o mesmo palco onde o Atlético Assisense disputou a Segunda Divisão na temporada de 2013. Nessa semana, a empresa interessada por ser a responsável pela instalação das torres de iluminação anunciadas no final do ano passado esteve nas dependências da praça esportiva, para conferência das medidas que constam em projeto. A execução do serviço, contudo, depende de licitação, processo burocrático que costuma caminhar a passos lentos. É possível, inclusive, que a iluminação esteja instalada somente na segunda fase da Segundona, ou até mesmo depois.

Com ou sem iluminação o Tonicão será, pelo menos, palco razoável para a disputa de jogos de futebol. O teste definitivo das condições do gramado reformado tem, hoje, duas possibilidades de data. A primeira seria da estreia do Vocem, dia 6 de abril, recebendo o Presidente Prudente. A segunda, mais sólida, é da estreia do Atlético Assisense diante de sua torcida, na segunda rodada, dia 13 de abril, recebendo o Osvaldo Cruz. Ambos os jogos constam na tabela com início às 10 horas da manhã.

Apesar das instalações rústicas que o colocam na situação de inacabado desde a inauguração, o estádio Tonicão é um dos poucos que não tiveram problemas, em 2014, de liberação na Federação Paulista de Futebol. Aquela praça esportiva conta com laudo de liberação para recebimento de público desde o final de 2013, ao contrário do que passou mais da metade das cidades cujos times pleiteavam disputa na Segundona. Entre os quesitos exigidos pela Federação para liberação estão a acessibilidade para portadores de necessidades físicas especiais, sistema de para-raios e sanitários em condições de comportar públicos de até 5 mil pessoas.

Amistoso - O Atlético Assisense segue firme na preparação para a disputa da Segundona. Apresentado nessa semana, o elenco treinado por Alisson Moraes e preparado fisicamente por Pedro Araújo já passou por exames médicos e trabalhou com bola no campo da Assis Diesel. E já no próximo final de semana tem o primeiro amistoso do ano, mantendo a tradição de ir a Pedrinhas Paulista, onde enfrenta o Pedrinhas Esporte Clube, fruto do trabalho de um dos dirigentes do Falcão do Vale, Roberto Mé Amorielli.

PEC x Atlético Assisense jogam às 10h00 de domingo no estádio municipal "Pedro Costa Filho", em Pedrinhas Paulista.


Foto: Blog do Messias
Gramado do Tonicão ficou mais de um mês com vegetação 
em formação, irrigada, e recebeu a primeira poda nessa quinta-feira, 13


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre e doutorando em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.