segunda-feira, 6 de maio de 2013

Temperatura cairá 15 graus nas próximas horas

06 MAIO 2013


Cláudio Messias*

A passagem de uma frente, no final de semana, trouxe ventos e umidade para o clima da região, mas abriu as portas para a chegada de uma massa de ar polar, a segunda deste outono. Com isso, a temperatura, que já é mais amena desde ontem, em relação à semana passada, cairá bastante.

No momento (17h30), a temperatura em Assis é de 24 graus. Com os efeitos da massa de ar polar, que chega à região durante a madrugada, os termômetros marcam 9 graus na alvorada dessa terça-feira. Será, portanto, a manhã mais fria do ano. Em fevereiro, atipicamente, os termômetros haviam marcado 10 graus.

Os reflexos da passagem dessa massa de ar polar serão sentidos até sábado, dia 11. Não sem antes haver mais frio. Na madrugada de quarta-feira, por exemplo, a temperatura deve cair para 8 graus. O vento, de 10km/h, aumenta ainda mais a sensação de frio.

 Ar seco  - Com a chegada da massa de ar polar o clima ganha gradativamente cara de outono. Chegamos exatamente à metade da estação, com a umidade relativa do ar caindo a cada semana. Se na semana passada a mínima chegou a 41%, nessa segunda-feira já baixamos para 37%, o que é agravado pelo registro de focos de incêndio.

Não choveu o que os radares meteorológicos haviam suposto na semana passada. Inicialmente, a chuva prevista para ontem, domingo, era de 15 milímetro. Depois, essa previsão passou a ser de uma soma de 9 milímetros. Na realidade, apenas chuviscou em Assis, tipo de precipitação que sequer foi identificado pela estação meteorológica local, mantida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado.

* Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :