terça-feira, 7 de maio de 2013

Madrugada teve 7 graus em Assis, manhã tem ar seco

07 MAIO 2013


Cláudio Messias*

A chegada, ontem, de massa de ar polar vinda da Argentina fez a temperatura despencar em Assis. A estação meteorológica mantida pela Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado na cidade marcou, às 5h00, 7 graus. Foi, portanto, a madrugada mais fria do ano até aqui.

O frio de 7 graus durou quase quatro horas. Até depois das 7h00, agravada pelo registro de vento de 8 km/h, a sensação térmica era de 5 graus. Esse registrou surpreendeu, pois a previsão era de declíneo de até 9 graus nos termômetros.

Das 20 horas de ontem até o início da manhã de hoje a temperatura caiu 17 graus em Assis. Saiu da marca de 24 graus, às 16 horas dessa segunda-feira, e caiu para 7, mas já voltou a subir. Há pouco, às 8h00, a estação meteorológica local já registrava 10 graus. Com a abertura do sol, também, a radiação começa a aumentar, chegando ao fator 124.

O que não está nada animadora é a umidade relativa do ar. Na madrugada o índice máximo estava em 89%. Ontem, durante a tarde, chegou a 37%, abaixo do índice considerado ideal. Não chove, em Assis, desde 16 de abril.

Meia hora atrás (8h30) fiz duas fotos aqui, na vila Santa Cecília. Elas mostram o horizonte a Sudoeste e demonstram o quanto o ar da cidade está seco e sujo. Uma camada de poeira, cinzas de queimada da cana e fumaça paira sobre a região, fazendo lembrar imagens comuns em metrópoles como São Paulo, afetadas pela poluição.


Foto: Blog do Messias
Imagem feita às 8h30, com o Sudoeste ao horizonte: 
céu azul em Assis, com ar seco logo cedo

Foto: Blog do Messias
Imagem aproximada do horizonte mostra camada de poeira e sujeira que se 
forma na atmosfera, mesmo fenômeno de poluição que atinge metrópoles como São Paulo


*Professor universitário, historiador e jornalista, é mestre em Ciências da Comunicação pela ECA/USP.

Nenhum comentário :